Reminiscências | Arte e Educação!
50817
post-template-default,single,single-post,postid-50817,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.1,smooth_scroll,big_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Arte e Educação!

Arte e Educação!


Nossas sementes para o futuro…

Desde 2013 o Grupo se dedica a realizar trabalhos de arte-educação com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social do munícipio de Herval D’oeste. O primeiro Projeto a abrir as portas pra um dos integrantes do Grupo, foi o Projeto Vida Melhor-PROVIM, da secretária de Saúde, que tem como objetivo principal oferecer a crianças e adolescentes atividades educativas, culturais e lúdicas, com o foco no desenvolvimento da educação em saúde. O Provim já foi selecionado entre os 10 melhores do estado de Santa Catarina para apresentar no 29º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e 10º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura, de Paz e Não Violência em Brasília no período de 7 a 10 de julho de 2013. O Projeto participou da Mostra Brasil “Aqui tem SUS 2013” ao qual visa expor experiências exitosas enquanto saúde.

Realiza-se dentro do projeto diversas atividades lúdicas e de desenvolvimento humano, há o foco também no desenvolvimento de habilidades teatrais e sociais. O projeto já teve dois espetáculos teatrais apresentados em escolas e eventos (como a 1º mostra regional de teatro de Joaçaba) , o primeiro espetáculo foi “ As aventuras no Reino” e o segundo “ Onde eu nasci passa um Universo”, ambos com a participação dos alunos e direção de João Tomaz Santos integrante do grupo.

12071891_946626575422926_227001419_n
O segundo projeto a abrir as portas para integrantes do grupo é o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, coordenado pelo CRAS de Herval D’oeste. Os professores e atores Ingrid Lucas e Fabio Libardi desenvolvem semanalmente desde 2014 atividades teatrais com crianças e adolescentes atendidos pelo programa.
“Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo”. Paulo Freire
Ambos os projetos desenvolveram no Grupo uma visão mais humanista do fazer teatral, a partir das vivências com as crianças, o Grupo passou a refletir mais sobre suas ações e as formas de educar, importando-se ainda mais com a responsabilidade e significatividade do teatro no desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende.” Guimarães Rosa

Grupo Teatral Reminiscencias
grupoteatral_reminiscencias@yahoo.com.br
Sem comentários

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.