Reminiscências | Reverberações do encontro de palhaçaria
51473
post-template-default,single,single-post,postid-51473,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.1,smooth_scroll,big_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Reverberações do encontro de palhaçaria

Reverberações do encontro de palhaçaria

Reverberações do encontro do Núcleo Risco de pesquisa em Palhaçaria

 

 Entre os dias 04 a 9 de abril tivemos a felicidade de receber em Joaçaba o ator e palhaço pesquisador Ricardo Puccetti do Lume teatro, junto dele recebemos também outros (as) colegas catarinenses de palhaçaria nos(as) quais admiramos muito.

Lá em 2019 quando fomos ao Lume teatro fazer a oficina “O palhaço e o sentido cômico do corpo”, percebemos o quanto o trabalho que o Ricardo desenvolve nos enriquece, desafia, arrisca, acolhe e aponta caminhos férteis de criação no universo da palhaçaria. Foi em janeiro de 2020, dentro do Festival Vaia, no retiro em palhaçaria produzido pelo K’os Coletivo do Ceará, que começamos de fato alinhar datas, projetos para trazermos o Ricardo para Joaçaba. E assim foi, com a satisfação de termos sido contemplados com o projeto de pesquisa em palhaçaria, no prêmio artes populares do edital Elisabete Anderle edição de 2020, conseguimos recursos que nos auxiliaram a promover o encontro.

Além disso, resolvemos nomear esse núcleo de pesquisa, pois já produzimos diversas oficinas no universo do teatro, comicidade e da palhaçaria, trazendo profissionais que admiramos como Dionatan Rosa, Juliana Appel, Silvia Leblon que esteve de 2017 a 2019 assessorando a pesquisa do grupo Reminiscências dentro da palhaçaria e facilitando oficinas abertas em Joaçaba. Produzimos em conjunto com o Tejo espaço cultural e Grupo Eu&Tu o Festival Rosa dos Ventos da Federação Catarinense de teatro, etapa oeste, onde também auxiliamos na produção de algumas oficinas com o grupo Cirquinho do Revirado, com a Bárbara Biscaro e Fernando Bresolin, com Cia. Cobaia Cênica. Produzimos em conjunto com o Tejo também, a apresentação e a oficina da atriz Tânia Farias da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Ou seja, temos uma caminhada enquanto Grupo produtor de oficinas em Joaçaba, por que não nomear esse núcleo aberto de pesquisas cênicas?! Eis que surge então o Núcleo Risco de pesquisa em palhaçaria, para seguir produzindo, promovendo e facilitando encontros, formações, oficinas no universo da palhaçaria, linguagem que nos abraçou faz alguns anos e transformou completamente nosso fazer artístico.

Com a produção e coordenação do Núcleo Risco, conseguimos trazer Ricardo Puccetti para dar a oficina “Criação de Números para Palhaçes”, foram 6 dias, mais de 30 horas de trabalho diário, conosco e com outros palhaços e palhaças de diversas regiões de Santa Catarina, região oeste, vale do Itajaí e grande Florianópolis, são elas e eles: Manon Alves, Emeli Barossi, Pedro Torres, Juliano do Prado, Vanessa Mattos, Fausto Graeff, Gilmara Bizinela, Sid Ditrix, James Beck, Tiana Moon. Após esses dias de oficina, trocas, exercícios, jogos e aprimoramento de números/cenas que cada pessoa trouxe para a formação, houve a apresentação destas cenas no Cabaré Núcleo Risco de pesquisa em palhaçaria na cidade de Vargem/SC. Tivemos também a exibição do documentário Hotxua, seguida de roda de conversa com Ricardo Pucetti. Concomitante a todos esses eventos o Grupo Reminiscências também pode dialogar e trabalhar com o Ricardo, visto que ele fez uma assessoria pedagógica na pesquisa de palhaçaria do grupo, para que talvez surja futuramente um espetáculo.

Foram dias intensos, de muito trabalho, pesquisa e sobretudo conexão com o fazer artístico da palhaçaria, Ricardo e todo(as) os colegas foram sempre muito generosos(as), tornando esse encontro fluido, leve e potente. Como diria Manon Alves da Cia de La curva “foi um encontro que posso considerar como um divisor de águas em diversos aspectos, eu trabalho com palhaçaria desde 2002, então faz 20 anos, mas pela primeira vez eu entendi tecnicamente e filosoficamente o que de fato a palhaçaria transforma em mim, o que é essa figura que me atravessa. O Ricardo foi muito generoso e me fez entender que a palhaça é estar presente da forma mais espontânea e fluída possível. Eu vinha de um lugar muito desmotivado, resultado da pandemia, do medo, do que estamos vivendo politicamente, e essa oficina me motivou a ter vontade de novos encontros, de olhar pros outros, de me movimentar, então consegui dar um giro a partir dessa experiência na forma como eu estava conduzindo a minha vida […]”.

E assim seguimos todos e todas, conectados, cheios de energia e vontades, revigorados e nutridos a partir desse encontro, para nós enquanto Grupo foi e é extremamente honroso receber alguém como Ricardo Puccetti, pois ele vem de uma pesquisa de mais de 30 anos nas artes da cena, especialmente na palhaçaria, ter a possibilidade de tê-lo conosco, partilhando de forma tão generosa e sábia toda sua bagagem é um privilégio e tanto. Queremos agradecer imensamente ao Ricardo, aos (as) colegas de jornada e partilha, aos(as) amigos (as) que estiveram conosco, apoiando e também trabalhando como a Luana Callai, Rudulfo Auffinger, Pedro Peretti, Tati Hard, Vilmar Sartorti, Letícia Martins, ao espaço MovArt na pessoa da Diane Cristina e Igor da Cruz.

Que o riso e as possibilidades de percebermos de maneira presente o olhar de dentro como reflexo do mundo, siga nos inspirando e apontando caminhos! Somente a agradecer…

Link de vídeo com compilado de imagens sobre a formação: https://www.youtube.com/watch?v=ffLqhHGl6xE

Vídeo sobre a formação com Ricardo Puccetti no Risco- Núcleo de pesquisa em palhaçaria.

Autoria de relato: João Tomaz Santos.

Edição de vídeo: Fabio Libardi.

Imagens feitas por: Luana Callai e Rudulffo Auffinger.

Produção: Grupo teatral Reminiscências (Fabio Libardi, Ingrid Lucas e João Tomaz Santos).

Projeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do prêmio Elisabete Anderle de apoio à cultura, prêmio Artes Populares\ Edição 2020.

Grupo Teatral Reminiscencias
grupoteatral_reminiscencias@yahoo.com.br
Sem comentários

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.